Sobre nós

Sobre nós

A Chupeta foi fundada em 1996 a partir de um desejo de querer fazer mais e melhor e a pensar sempre no bem-estar das crianças.


Estamos localizados numa zona calma, central e reabilitada de Cascais, perto do Hipermercado Auchan e dispomos de ótimas condições para o desenvolvimento de todos os aspetos da personalidade de cada criança, nomeadamente nos campos social, intelectual, físico e emocional.


Somos um infantário muito familiar, com um número reduzido de crianças por sala, em que todos se conhecem, e em que as famílias das nossas crianças, têm um papel interveniente, fundamental e precioso.


Um espaço acolhedor, confortável e seguro, em que o espaço exterior é privilegiado. Nos nossos 3 grandes jardins e nosso pátio fazemos muitas atividades, brincadeiras e descobertas.

A nossa equipa pedagógica proporciona um acompanhamento dinâmico e personalizado a todas as crianças, sem esquecer que existem ritmos, características e necessidade diferentes de desenvolvimento que importa respeitar.

A nossa Missão

Acreditamos que as crianças tão pequenas precisam de um ambiente calmo tranquilo, seguro, confortável… por isso, a nossa missão é sermos um prolongamento da sua casa, um dos nossos princípios fundadores. 


Associado ao bem-estar, pretendemos contribuir para o seu desenvolvimento das crianças, possibilitando que todas as aprendizagens lhes promovam um crescimento global e harmonioso.


Acreditamos que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação ao longo da vida, em complemento à ação educativa das famílias, e que favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, como ser autónomo, livre e solidário.

A nossa equipa pedagógica

Rita Taborda

Porque há muito tempo decidi que queria mudar o mundo, sou educadora de infância. Costumo dizer que ser educadora não é uma profissão é uma opção de vida. Vivo a minha com muita intensidade, reflexão, avaliação e tentando sempre sentir os outros: as “minhas” crianças, as suas famílias e as colegas. 

Quando a Chupeta chegou a mim, descobri um sonho. Aqui há mais de 20 anos nunca deixei de fazer mais, nunca desisti, mas principalmente, nunca deixei de sonhar.

Inês

Chamo-me Inês e sou um membro recente que veio reforçar a equipa da Chupeta. Como educadora de infância pretendo procurar sempre o bem-estar das crianças, e por esse motivo, o trabalho de cooperação é algo que considero fundamental. A minha prática baseia-se numa ação direcionada ao educar e cuidar, uma vez que estes são dois conceitos na minha opinião indissociáveis. Tendo em conta as crianças sou consciente sobre a importância das minhas ações e intervenções, ao assumirem uma intencionalidade pedagógica.

Para mim ser educadora de infância, é nada mais que apostar e semear no presente, com a consciência de que tudo o que estivemos a fazer, dará origem a um futuro promissor, onde permaneça o respeito e o crescimento pessoal, baseado na valorização do outro. Ser educadora de infância é permitir que quem se senta ao nosso colo sinta que a nossa respiração os tranquiliza, os acalma, os aconchega e lhes dá alento. Ser educadora de infância, é deitar, sentar, rebolar, envolvermo-nos na brincadeira das crianças, é entender o seu ponto de vista e atribuir significado ao que fazemos. Ser educadora de infância é a minha profissão e é a melhor do mundo!

Laetitia

Olá. Sou a Laetitia. Vim abraçar e acolher com muita alegria a sala das crianças do Pré Escolar.

Ser Educadora de Infância é perceber a criança num só, mas ajudá-los e dar-lhes ferramentas para que se tornem mais independente e autónomos.

É acolher todas as suas emoções e sonhos para que os possam concretizar. É dar-lhes colo, amor e miminhos. 

Ser Educadora é tornarmo-nos o braço direito dos pais para que em conjunto a criança sinta que é acolhida e cresça em harmonia. 

Uma profissão muito gratificante, onde a reciprocidade de aprendizagem impera entre todos os envolvidos.

Patrícia Martins

Para mim Educação é significado de Amor. Sem amor não chegamos a lado nenhum e sem a Educação, tão pouco.

Educar é ambicionar um mundo melhor, onde há espaço para cada um de nós, com todas as nossas diferenças. É o alicerce que sustenta sonhos, constrói pontes entre culturas e gera oportunidades para que cada indivíduo alcance o seu potencial máximo. 

Enquanto técnica, gosto muito de valorizar cada criança, de lhes dar autonomia e independência, de os respeitar, e acima de tudo, de lhes dar colo e muitos miminhos. 

Ser educadora é, para mim, a profissão mais gratificante. É ser capaz de recolher os frutos do nosso trabalho num futuro próximo, mas também, anos mais tarde, quando vemos que o nosso amor deixou uma sementinha nos corações daqueles com quem trabalhámos.

Ser educadora é um sonho tornado realidade!

Share by: